Franquias: entenda o passo a passo para montar seu negócio

Franquias: entenda o passo a passo para montar seu negócio
Franquias: entenda o passo a passo para montar seu negócio

Franquias são um incrível modo de crescer no mercado. Certamente, é uma estratégia que te permite abrir um negócio já com garantia de segurança e solidez. Este é um dos motivos do sucesso deste tipo de empreendimento.

As franquias realmente possibilitam estar um passo à frente de quem cria um negócio do zero. Portanto, se você se interessa pelo assunto e deseja conhecer muito sobre este modo de empreender, está no lugar certo.

Aqui conversamos sobre isto. Mas, não pense que vamos nos deter apenas no conceito deste tipo de negócio. Vamos além. Te falamos o que é e contamos esta história desde seu início. 

Além disso, também esclarecemos sobre como abrir um negócio deste tipo, em passo a passo que orienta quem deseja ser franqueador ou franqueado. Também te mostramos as vantagens e desafios que precisam encarar os envolvidos neste sistema. 

Aqui você tem um verdadeiro guia. E este te informa muito sobre as franquias. Fique por aqui e confira.

Franquias: O conceito, os envolvidos e a história 

Franquias são um modelo de empreendimento muito curioso. Trata-se de estratégia, onde marcas ou empresas já estabelecidas no mercado, cedem a outros o direito de utilizar seus produtos ou serviços. 

Sendo assim, ficam à disposição do franqueado o Know-how, modelo de infraestrutura e direito de distribuição do franqueador. 

Esta estratégia é também conhecida por Franquia Empresarial , Franchising ou Franchise. A alternativa é tratada por muitos como um negócio em parceria. 

Dessa forma, o dono da marca, denominado franqueador, ensina seus métodos, dá suporte e mostra sua tática de gestão, ao interessado em utilizar seus produtos e serviços. Este último é chamado de franqueado. 

No entanto, o principal é que o franqueado pode comercializar o produto do franqueador, vendê-lo e usufruir do nome já reconhecido da empresa franqueadora. 

Entenda melhor o que é franqueado e o que é franqueador.

Franqueados e franqueadores: Os envolvidos nesta história 

A ABF – Associação Brasileira de Franquias, conceitua franqueador como sendo pessoas jurídicas que estão organizadas em conformidade com as leis brasileiras, e que seguem as normas dispostas na Lei da Franquia.

Quem são os franqueadores?

São considerados franqueadores os que disponibilizam seus produtos ou serviços por meio do sistema de franquias. Eles vendem a licença e o direito para outras pessoas explorarem sua patente. 

É obrigação do franqueador conceder ao franqueado o direito de uso dos produtos ou serviços, assim como, lhe transferir conhecimentos. Este direito é assegurado ao s interessados mediante pagamento de valores, feito em forma de royalties. Estes incidem sobre o faturamento bruto.

Franqueados

É aquele que se vale da marca franqueadora para abrir seu negócio. Ele paga ao franqueador pela exploração do nome da marca e para usufruir de outras vantagens.

Por exemplo, é repassado ao franqueado o conhecimento da tecnologia de implantação, o aprendizado da administração do negócio, o sistema operacional utilizado, o uso do know-how e apoio e suporte constantes do franqueador. 

Este também recebe orientação e esclarecimentos sobre como instalar e operar a unidade franqueada. Uma das principais obrigações do franqueado é manter o mesmo padrão de qualidade da marca

O franqueado pode ser pessoa física ou jurídica. Sendo que esta parceria não implica em vínculo empregatício entre as partes.

Franquias: Como tudo começou

Existe uma certa polêmica em relação ao surgimento pioneiro das franquias no mundo. No entanto, apesar das muitas versões que cercam a origem deste sistema, o mais comum é a crença de que seu surgimento se deu nos Estados Unidos da América, em 1850.

Na ocasião, a Singer, fabricante de máquinas de costura, implantou a feliz ideia de expandir seu negócio. Concedeu a vários investidores independentes o direito de explorar o nome Singer, que na época tinha certo prestígio. Também ensinava o uso de seu produto.

Estes investidores tinham por obrigação pagar uma taxa de licenciamento por esta concessão. E assim, as máquinas de costura e equipamentos da marca passaram a ser vendidos em todo o país. Depois disso , outras empresas americanas adotaram a ideia e esta inovação ganhou o mundo. 

No Brasil, entre as primeiras que se estabeleceram estão a Coca-Cola, as escolas de idioma CCAA e Yazigi, e a General Motors. Estas franqueavam seus serviços e produtos e desse modo, em pouco tempo, fizeram sucesso no país. 

A partir de tanto sucesso, outras marcas resolveram entrar em ação e submeteram seus empreendimentos a este sistema. Foi assim que O Boticário, Água de cheiro, entre outras, expandiram a marca.

Porém, a grande novidade se deu com a entrada do Mcdonald ‘s. Este desembarcou por aqui na década de 80. E nem é preciso falar do sucesso, visto que perdura até hoje.

E surgiu a ABF – Associação Brasileira de franchising

Foi também nos anos 80, mais especificamente em 1987, que o Governo do Brasil, empolgado com o sucesso desta estratégia, criou a ABF- Associação Brasileira de Franchising. 

Daí em diante, a regulação das franquias passou a ser realizada por esta instituição. Fato que colaborou para aumentar o número de investidores no país.

Não é à toa que esta alternativa de empreendimento ganhou tantos adeptos. Muitas Franquias de sucesso impactaram o mercado. As vantagens saltam aos olhos e quem quer crescer sem mais delongas, adota o sistema. Confere só quantos benefícios existem.

Vantagens das franquias

Nesta alternativa de negócio, existem benefícios tanto para o franqueado quanto para o franqueador. Mas, também existem muitos desafios. 

Vantagens do franqueado

Quem quer apostar em um empreendimento se depara com uma série de desafios. O primeiro deles é decidir se deseja um negócio próprio ou se quer investir em um sistema de franquias

Portanto, antes de mais nada, é bastante válido descobrir as vantagens de ser um franqueado. Antes de decidir qualquer coisa, veja o que está entre os benefícios de ser um franqueado.

  • Pode iniciar seu negócio com uma marca reconhecida no mercado e já com credibilidade junto ao público-alvo;
  • Tem oportunidade de aprimorar conhecimentos , trocar boas experiências, já que passa a participar de uma rede ;
  • Experimenta a facilidade de negociar com fornecedores , visto que o franqueador já tem acesso aos que atendem com assertividade à marca;
  • É assegurada uma maior presença no mercado;
  • Os riscos são muito menores, visto que o produto ou serviço a ser comercializado já foi testado e aceito publicamente;
  • Obtém apoio para diversas questões, como por exemplo: escolha do ponto, instalação, implantação e infraestrutura; arrumação do local e design da loja, e gestão do negócio. 
  • Usa conhecimentos, recursos e know -how da marca;
  • Faz maior economia, pois as compras são feitas juntamente com toda a rede. Isso reduz os valores a pagar e as despesas com propaganda e marketing são rateadas;
  • Recebe orientação, esclarecimento e aprendizagens sobre como administrar , como aumentar as vendas, e tem acesso a treinamentos e consultorias;
  • Pode pôr seu foco , especialmente, nas vendas, pois o franqueador é quem responde pelo desenvolvimento dos serviços ou produtos;

Vantagens do Franqueador 

  • Quem tem um negócio pronto, pode replicá-lo por meio de franquias. Veja o que se ganha com isso.
  • Expansão rápida do negócio com baixo custo;
  • Pouco investimento e lucratividade certa;
  • Maior tempo disponível para o marketing e desenvolvimento de atualizações ou novidades em sua área. 
  • Penetração no mercado com rapidez e maior visibilidade para seu produto;
  • Melhoria do poder de persuasão e negociação, junto aos fornecedores, visto que com a expansão haverá maior volume de compra. Este fato gera maior interesse de realizar negócio, por parte dos fornecedores. 
  • Melhores resultado para sua marca, pois os franqueados atuarão buscando bons resultados para o seu produto; 
  • Menos riscos trabalhistas, já que os franqueados não guardam vínculo empregatício com sua empresa.

Estes são alguns pontos positivos que animam muita gente a investir nas franquias. Porém, os envolvidos também têm pela frente alguns desafios. Estes nem sempre fáceis de encarar. No entanto, tudo fica mais fácil quando se tem informação e empenho. Portanto, nada de cruzar os braços. Vamos em frente. Encare os desafios e vença. 

Desafios que franqueados e Franqueadores precisam encarar 

Não há nada nesta vida que não envolva riscos e desafios . Isto está presente também na estratégia de franquias. Confira:

Desafios que o franqueador precisa encarar 

  • Primeiramente é necessário estar ciente da responsabilidade, ainda que indireta, do sucesso ou insucesso dos parceiros , que são os seus franqueados. Muita coisa dependerá da orientação dada, dos recursos oferecidos e dos aprendizados que serão repassados ;
  • Um impacto é ter que submeter seu produto a outros, desde que atendam aos requisitos exigidos, independente de quem são;
  • Tenha ciência de que, de certa forma, você terá um parceiro também nas decisões. Afinal, os franqueados também são empresários com intuito de defender seu negócio. Por isso, eles têm interesse na participação das decisões tomadas pela empresa franqueadora;
  • Um desafio sério é ser capaz de determinar qual o perfil de franqueado desejado por sua marca e conseguir fazer as escolhas certas;
  • É crucial assegurar o nome da marca. Portanto , um outro desafio é conseguir que o franqueado mantenha os padrões de qualidade e que siga o modelo operacional combinado;
  • Há risco de mal desempenho dos franqueados. Isto põe em perigo a saúde das finanças da empresa;
  • De certa forma, perde-se o sigilo de informações , pois muitas são repassadas para os franqueados;

Franqueados quais são seus desafios?

Entre os desafios de um franqueado encontram-se fatores como:

  • Estar ciente de que precisa manter os padrões de qualidade e seguir as normas operacionais da marca franqueadora. Sempre é exigido que o modelo seja fielmente replicado;
  • Estar sempre pronto a aceitar os ajustes propostos pelo franqueador com o intuito de corrigir erros e para adequar-se ao produto ou serviço;
  • Ter poder de decisão limitado sobre seu próprio negócio também é um desafio. O franqueado deve recorrer ao franqueador, caso queira fazer mudanças que não estejam em conformidade com o modelo a seguir. Perde-se até mesmo o direito de optar pelos fornecedores; 

Precisa estar preparado para ganhar ou perder, pois caso o franqueador caia em insucesso, isto impactará suas vendas e segurança econômica. Qualquer marca está sujeita aos perigos da incerteza do mercado e a erros de conduta, na gestão do negócio. Nestes casos, sua empresa também é afetada;

Perda do direito de repassar o empreendimento para qualquer um. Caso queira passar o ponto, o novo proprietário deve entrar em acordo com o franqueador e deve ser aceito por este. Uma das dificuldades nesta situação são as taxas de transferência de contrato de franquia, que são cobradas. 

Acatar , para o local de funcionamento, ao que está definido no plano de franquias, em obediência à determinação de localização. Ou seja, talvez haja restrição no o direito de escolher seu ponto. Escolher o ponto comercial é um aspecto importante do processo de abertura de loja franqueada. A decisão final cabe ao franqueador . Ele define as características que deve ter o local.

Os tipos de franquia

São vários os modelos de franquias existentes atualmente. Existem as que exigem alto investimento, mas também há as franquias baratas e lucrativas. É importante você conhecer um pouco de cada formato, antes de decidir qual a mais adequada a seu perfil empreendedor. Observe:

Franquia unitária 

Este é o formato mais usual. Trata-se de tipo de franquia onde apenas 1 unidade franqueada é aberta. O dono da marca concede, então, licenciamento para usufruir do nome e imagem, exclusividade na venda do produto em área ou região determinada. Neste caso, o franqueador só pode autorizar a abertura de uma única loja da marca naquele local.

Exemplos: quiosques, lojas em Shoppings. 

Franquia Master

Neste tipo, diversos pontos de venda(PDVs) podem ser abertos por um mesmo franqueado. Sendo assim o proprietário da marca cede ao franqueado Master o direito de abrir vários pontos. Este também pode terceirizar a implantação de lojas na região. 

Dessa forma, o franqueado master, é na verdade, o representante daquele serviço ou produto. Ele atua como uma espécie de gerenciador da marca e repassa para o dono um percentual das taxas recebidas.

Neste tipo de franquia o investimento costuma ser alto, mas, os lucros fazem valer à pena, pois, o franqueado master têm direito a receber um percentual sobre o faturamento de todos os pontos abertos na região. 

Desenvolvimento de Área

No tipo de Franquia de desenvolvimento de área o franqueado ganha o direito de abrir várias unidades em uma área geográfica. O contrato estabelece um período para a abertura das unidades. Ele pode vender unidades dentro desta mesma região. 

Microfranquia

Na Microfranquia o interessado não precisa investir altos valores. Geralmente é procurada por quem não pode fazer alto investimento, por contar com baixo capital. Muitas vezes são consideradas franquias de baixo custo. Nelas são investidos valores de até R$105 mil. Este teto corresponde a 3 vezes o valor anual do PIB no Brasil. 

Entre as vantagens das microfranquias está o fato do negócio poder ser levado em frente pelo próprio franqueado , sem que haja custos adicionais com colaboradores. Outro benefício que oferecem é que não necessitam de local físico. 

Muitas vezes, os produtos ou serviços são oferecidos de casa em casa . O franqueado pode prestar serviço diretamente nas residências. 

Nanofranquia

As nanofranquias são empreendimentos pequenos, onde o investimento não costuma ultrapassar R$25.000,00 . Elas são , geralmente, abertas sem que haja um ponto de vendas ou local de atendimento fixo. 

Na verdade, é um negócio que não exige muitos recursos. Muitas vezes, o trabalho é realizado com o uso apenas do equipamento essencial. 

Franquias online

Esta é uma franquia que alavancou após a pandemia de Covid-19. Trata-se de formato que realiza atendimentos ou vendas online, sem contato físico, utilizando os eletrônicos ligados à Internet. Computadores, tablets e celulares são os meios de comunicação neste tipo de franquia. 

Nesse caso, o franqueado vende produtos da marca e ganha um percentual sobre as vendas. 

Franquias Home Office

Neste modelo o franqueado nem sai de casa. Realiza tudo sem deslocamentos. É ideal para quem deseja aumentar seus ganhos e não tem capital para um espaço de vendas. Por ter flexibilidade de horários, é um modo excelente para quem deseja renda extra sem se afastar de sua jornada de trabalho regular. 

Franquia Home Based

Esta também tem sido buscada por pequenos investidores. O franqueado atua dentro de casa, em parte de seu tempo. Porém, podendo harmonizar com um tempo fora de casa. 

Neste período de trabalho externo, ele se dirige aos clientes para prestação de serviços, entregas ou melhores esclarecimentos sobre os mesmos. 

Franquias Food truck ou bikes

Estas são bem curiosas. Trata-se de franquias sobre rodas, pois o produto ou serviço é oferecido em carros, caminhonetes ou bicicletas. Os veículos são, então, adaptados para atender ao tipo de produto ou serviço comercializado pelo franqueado.

É um formato de franquia bastante vantajoso, pois não precisa gastar com pontos de vendas físicos e fixos. O empreendedor leva seu negócio até o público. Muitas vezes, aproveita as concentrações e aglomerações das festas, portas de boates, locais de eventos, etc.

Shop in Shop ou Franquia business in

Este modelo possibilita a instalação da franquia dentro do estabelecimento do franqueado. Com o intuito de aumentar a renda ele oferece os produtos da franquia , complementando seu faturamento.

São exemplos: loja de vestuários em hotéis e Spas; Pizzarias , padarias ou docerias franqueadas , instaladas no interior de supermercados. O objetivo principal é se valer do interesse do público e obter lucratividade tanto para o franqueador quanto para o franqueado. 

De conversão

A franquia de conversão ocorre quando alguém que já tem um negócio transforma-o em franquia, para alavancar seu crescimento e poder competir melhor com sua concorrência. 

Um exemplo é alguém que possui uma pequena loja de roupas. Ele a transforma em uma franquia passando a comercializar marca famosa. 

Dessa forma ele usa a imagem da marca , tem direito de usufruir do marketing oferecido pelo franqueador e acaba superando a concorrência. 

Franquia Combinada

Neste modelo várias franquias são estabelecidas em um mesmo ponto comercial. No entanto, um ponto de atenção é que os produtos devem possuir afinidade. Ou seja , só funciona com marcas cujos produtos podem se complementar. 

Exemplo: Loja de esportivos com várias marcas que atendem a diferentes modalidades de esporte.

Franquia social

Esta é uma franquia que não objetiva lucros. Ela é realizada com o intuito de divulgar e distribuir serviços sociais. Nada mais é do que empregar a técnica do franchising em Projetos sociais. 

Estes são alguns dos tipos mais comuns de franquias. No entanto, existem outros. Todos eles envolvendo o mesmo padrão e regras das franquias.

Imagino que agora você ficou interessado neste formato de negócio. E já entendeu que pode ser um franqueado, como pessoa física ou jurídica. Mas também pode ser um franqueador se for pessoa jurídica e for detentor de uma marca. Portanto, acabe com a curiosidade e veja como fazer para ser um franqueador ou um franqueado. 

Como abrir uma franquia e ser um franqueador

As franquias são um sucesso comprovado. Não há dúvidas que crescem a cada dia, ganhando novos adeptos. Segundo a ABF- Associação Brasileira de Franquias, este modelo de negócios é um dos mais seguros. Está em plena expansão e deve atingir faturamento de bilhões nos anos que virão. 

Portanto, você não está errado em desejar ser um franqueador. Para isto é necessário possuir um produto ou uma marca já reconhecida no mercado. Esta é a condição essencial. 

Depois disso é preciso pensar em um plano de ação, onde você vai analisar suas condições . 

Veja o que é preciso para ser um franqueador. 

  1. Ter um produto ou serviço com boa imagem no mercado.
  2. Informar-se e passar a conhecer a Lei da franquia;
  3. Conhecer os requisitos exigidos para o contrato de franquia. Este contrato é um acordo entre você e os franqueados. Trata-se de documento de suma importância, visto que estabelece as normas que vão vigorar no decorrer do processo. Assim como descreve direitos e deveres das duas partes.

Também traz a descrição do que será comercializado, as condições de rescisão do contrato, a forma de administração e as responsabilidades dos envolvidos.

  1. Faça uma pesquisa de mercado para identificar até que ponto seu produto é procurado;
  2. Você deve estar disposto e ter condições financeiras para a gastar com marketing ;

Mas, não só. Veja mais condições para ser franqueador

  1. Precisa ter condições financeiras para oferecer treinamentos e suporte aos franqueados. Reflita sobre os tipos de suporte e apoio que poderão ser oferecidos. 

Sua empresa tem condições de ofertar consultorias e treinamentos presenciais, ou o suporte será através da Internet? São muitos os recursos que podem ser usados, neste caso. O suporte e orientação pode ser oferecido através de redes sociais, e-mails, sites , aplicativos de celular, etc.

  1. Será preciso gerar manual com as normas que orientarão os franqueados;
  2. Desenvolva a COF- Circular de Oferta de Franquia- Este é um documento para ser enviado aos interessados no franqueamento. Inclui toda informação financeira, referente à forma jurídica , taxas envolvidas, etc.
  3. Que tal criar um protótipo para modelo de sua franquia? Monte uma unidade modelo que servirá de exemplo para seus franqueados;
  4. Divulgue sua franquia no mercado. Para isto será fundamental uma campanha de marketing, que atraia candidatos. É preciso divulgar sua ideia e seu produto, informando que está aberto para a formalização. Você pode também oferecer franquias para cidades pequenas
  5. Quando surgirem interessados, o trabalho ainda não acabou. Será preciso ter uma equipe para analisar os perfis e verificar os mais adequados para serem seus franqueados. 

Esta mesma equipe ficará incumbida de treinar e orientar os interessados por todos os estágios do processo, até a conclusão da negociação da franquia. 

Quero um negócio de franquias. Como ser um franqueado?

Para ser um franqueado são necessárias algumas providências. Em primeiro lugar busque informações . Isto você já está fazendo ao ler este post. Munido de esclarecimentos passe a partes mais práticas. 

Veja um passo a passo para abrir seu empreendimento no modelo de franquias. 

  1. Primeiramente conheça a Lei nº 13.966/19- Lei da Franquia
  2. Um ponto essencial para vivenciar seu sonho de ser um franqueado, é conhecer as alternativas oferecidas pelo mercado. Isto você confere aqui. Descrevemos vários tipos de franquias
  3. Este é um passo importante, pois, te direciona para o negócio que mais tem a ver com seu perfil. Afinal, qual será o modelo adequado para você? Neste sentido, reflita sobre suas condições financeiras, ou seja, qual seu potencial de investimento? 

Pense em sua capacidade de investimento. Afinal, o que você tem condições de fazer. Esta reflexão vai ajudar na escolha da franquia mais conveniente. 

  1. Ao escolher sua franquia, certifique-se de que é um produto ou serviço já reconhecido. O modelo deve estar consolidado e já aprovado pelos consumidores. 
  2. Alguns nichos em alta no sistema de franquias são: os ligados à alimentação e os que envolvem comunicação, informática e eletrônicos, assim como os voltados para construção. Para escolher, confira algumas das melhores franquias para investir.
  3. Um ponto relevante é optar por setor ou segmento sobre o qual você tenha algum conhecimento. Escolher o que já domina te poupará estresse, tempo e dinheiro. 
  4. Mas, não se esqueça que está apostando suas finanças, seu tempo e sua vida neste negócio. Portanto, pense também em algo estimulante, que você sinta prazer em fazer.
  5. Faça contatos. Cadastre-se e candidate-se a franqueado. Estes cadastros são feitos online. Portanto, busque na Internet por potenciais empresas franqueadoras. Ao enviar o cadastro, seu perfil será analisado.
  6. Se houver interesse por parte da marca franqueadora, esta marcará reunião ou entrevista com você. Estas podem também ser feitas de modo virtual. Será então apresentado a você o COF – Circular de oferta de franquia.

Outros cuidados antes de fechar o negócio

  1. Antes de fechar negócio procure visitar unidades já franqueadas. Nesta visita faça perguntas para te esclarecer sobre o funcionamento , suporte dado, etc.
  2. Leia atentamente o contrato. Observe os pontos mais importantes e decisivos , como por exemplo: Quais as taxas cobradas, e quais são fixas e mensais; qual a área de atuação? O território está demarcado no contrato? Examine o prazo de validade do contrato; 

Verifique todas as cláusulas, inclusive as de renovação e a cláusula de rescisão. Observe as normas de concorrência.

  1. Outro fator a ser considerado é o ponto comercial que abrigará sua franquia. Geralmente oferecem, aos franqueados, suporte para esta escolha. Aliás, o próprio franqueador escolhe o local.

Considere isto uma ajuda e não uma intervenção chata. Os franqueadores têm, geralmente, grande experiência em pontos de venda assertivos. Portanto, a escolha deles aumenta sua chance, podendo reduzir os riscos de um fracasso.

  1. Faça a locação do imóvel indicado. Uma dica é realizar um contrato imobiliário com prazo de duração igual ao do contrato de franquia.
  2. Após tudo feito e encaminhado, certamente, a empresa franqueadora providenciará um treinamento para você e seus colaboradores. 
  3. Uma campanha de marketing será feita; 
  4. E enfim, você poderá inaugurar sua franquia de sucesso.

Franquias representam o futuro dos empreendimentos. Se você quer ter um negócio incrível, que te dê retorno e te faça crescer, elas são a escolha ideal. E aqui você encontra as melhores informações. Se curtiu e achou útil, compartilhe o post.

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