Microfranquias: conheça as melhores e quanto custa montar uma

Microfranquias: conheça as melhores e quanto custa montar uma
Microfranquias: conheça as melhores e quanto custa montar uma

Microfranquias têm sido a opção de negócios de muitos brasileiros. Tornou-se uma das melhores alternativas de abrir o próprio empreendimento, sem desembolsar altos valores, pois são franquias de baixo custo.

Além disso, este modo de empreender avança, a cada dia, como maneira de amenizar o desemprego. Este  tem batido à porta de 11,9 milhões de brasileiros conforme aponta estatística do IBGE, realizada nos primeiros 3 meses de 2022.

 Isso quer dizer que as Microfranquias podem auxiliar na redução da taxa de desemprego de 11,1% , que afeta o Brasil. 

Estando você ou não incluído nesta estatística, o fato é que deseja saber mais sobre este modelo de negócios, não é, mesmo? Então, chegou ao post certo. Trazemos aqui uma espécie de guia, que pode te esclarecer muito sobre o assunto.

Apontamos, desde o conceito de Microfranquias, passando pelo que precisa para abrir uma, até o passo a passo para ser um franqueado de sucesso. E sabendo que você precisará escolher uma, finalizamos com algumas das melhores do Brasil.

E aí, está pronto para descobrir este tipo de negócio ? Está preparado para abrir o empreendimento de sua vida? Ficando por aqui você terá as melhores informações para dar o passo certo neste sentido.

MICROFRANQUIAS: Entenda este negócio

A primeira coisa importante para quem tem interesse em microfranquias é entender, exatamente, o que são. Então vamos nessa. 

Microfranquia se refere a um tipo de negócio que se fundamenta nos princípios do Franchising. Isso significa que são franquias, porém, podem ser abertas com investimento pequeno. 

Para ser considerado uma microfranquia, um negócio deve ter o valor máximo de R$105mil. O padrão foi estabelecido pela ABF- Associação Brasileira de Franquias. Equivale à 3 vezes o PIB anual per capita do Brasil.

Desse modo, o valor máximo de uma microfranquia está sujeito a mudanças, visto que caminha alinhado com o PIB anual brasileiro. As microfranquias não se diferem das franquias convencionais, no que diz respeito às normas, padrão de funcionamento, exigências, obrigações e deveres dos envolvidos. 

Apesar do investimento inicial ser inferior ao exigido pelas franquias tradicionais, elas seguem as mesmas normas. Inclusive contam com os mesmos riscos, com as mesmas vantagens e também impõem sérios desafios. Mas, o principal é que não deixam, em nenhuma hipótese, de serem excelentes negócios. 

MICROFRANQUIAS: Mais que bom negócio. São oportunidades de crescer

Não são poucos os que consideram as microfranquias como chances de vencer na vida. Aliás, estes estão certos. Apostar neste modelo de empreendimento tem levado muita gente ao topo. 

Começam aos poucos, investindo um baixo valor, apostam em pequenas franquias baratas e lucrativas, e de repente Boom! Deslancham e acontecem! Este é um dos motivos que leva a crer que microfranquias são oportunidades. Quem as encara de frente vê por trás do trabalho árduo muitas possibilidades.

Elas são, na verdade a melhor solução, ou seja, a mais viável, para os que buscam abrir seu negócio, sem contar com muito dinheiro. Você sabia que funcionam muito bem como franquias para cidades pequenas? Além disso, significa estar investindo em algo já estruturado e estabelecido no mercado. Algo pronto para seguir.

Mas, as microfranquias não são somente vias de crescimento financeiro. São também formas de aprendizado e auto desenvolvimento. Quem abre uma delas ganha amadurecimento e acaba expert.

O franqueado toma para si responsabilidades com a marca e consigo mesmo. Não há mais empregador. Ele é dono de seu negócio. Isso é ótimo, porém exige arcar com custos e despesas. Assim como envolve ter consciência de estar entrando em uma empreitada que apesar de muito segura, também carrega incertezas. 

E por que as microfranquias são oportunidades de crescer? 

Com as microfranquias muitos microempresários se tornam grandes empresários. É algo perfeitamente possível. O baixo investimento não é barreira para o desenvolvimento, muito ao contrário, pode servir de trampolim para o sucesso. 

Isso é para te tranquilizar, pois muita gente acha que o crescimento de um negócio depende do investimento inicial. Nada disso. Existem microfranquias que estão entre as melhores franquias para investir e até ultrapassam faturamento de unidades convencionais que tiveram alto investimento.

Sendo assim, acredite que o sucesso é definido pelo empenho, organização, enfim, pelo trabalho incansável do franqueado. 

Microfranqueado de sucesso : Um passo a passo 

Já sei que você está ansioso para se tornar um microfranqueado. Saiba que este é o melhor caminho. Mas, para tornar possível este sonho, é preciso ir devagar, caminhando passo a passo, sem atropelar os acontecimentos e as decisões. 

Por isso, é que trazemos aqui, para te ajudar, os primeiros passos que deve trilhar um franqueado consciente. 

Primeiramente, para entrar no mundo das microfranquias é necessário conhecer alguns conceitos que fazem parte deste meio. 

Já pensou, iniciar uma conversa com uma empresa franqueadora e não saber o que está sendo proposto? Não entre em fria, conheça os termos mais usados nas negociações de microfranquias. 

Termos usados na negociação de microfranquias

  • Investimento Inicial

 Trata-se do valor que você precisa ter para abrir uma microfranquia. Nele estão incluídas a taxa de franquia + os gastos com a implantação, como por exemplo, despesas com pontos comercial, equipamentos e estoque inicial + capital de giro.

  • COF- Circular de Oferta de Franquia

Documento entregue pela marca franqueadora aos interessados em adquirir a franquia.

  • Contrato de Franquia

Contrato a ser assinado. Nele estão todas as informações de todos os envolvidos: franqueado e franqueador. Inclusive constam deveres e direitos de ambas as partes.

  • Estoque inicial- Alguns chamam de enxoval.

São os primeiros produtos adquiridos pelo franqueado, para dar início ao negócio.

  • Manual de operações

Se você é franqueado tem direito de receber este manual com todas as informações sobre o negócio. Gestão, operação, procedimentos a seguir. É dever da franqueadora entregá-lo junto com o contrato.

  • Marketing 

Estratégias de marketing para divulgação da microfranquia.

  • Prazo de retorno

Estimativa medida em meses, feita para prever o tempo que levará para a recuperação do investimento aplicado na microfranquia. 

  • Pré contrato

Somente usado por algumas marcas. É uma prévia do contrato final.

  • Royalties 

Taxa mensal que o franqueado paga para a empresa franqueadora, pelo uso da patente. 

  • Taxa de franquia

Valor que o microfranqueado deve pagar ao assinar o contrato e assumir a microfranquia. É esta taxa que possibilita o acesso ao Know-how. 

  • Taxa de marketing ou Fundo de propaganda 

Taxa destinada a atividades de divulgação, propaganda e marketing. É paga por todos os franqueados.

  • Território

Local onde sua microfranquia será instalada. Pode ser uma cidade, bairro, um shopping ou uma região 

OS PRINCIPAIS CUIDADOS A TOMAR

Aposte com determinação, mas, não se esqueça que em qualquer negócio há cuidados a tomar. Veja com o que precisará se preocupar.

  • Imagem da marca e da empresa franqueadora

Investigue a imagem da marca e o histórico da empresa. Verifique sua autoridade junto ao público. Observe se é um produto ou serviço já reconhecido no mercado. Leia com cuidado o COF- Circular de oferta de Franquia, que fala sobre a franqueadora. 

Um ponto de atenção é que nem todas as microfranquias já têm reconhecimento popular. Algumas ainda estão caminhando. Isso não é empecilho para você apostar nelas. Muitas vezes, os franqueados ajudam a construir o nome da rede de microfranquias. Isto é bom para as duas partes. 

  • O investimento e o retorno

Informe-se sobre o investimento inicial , as taxas que terá que pagar e o prazo de retorno. Procure saber se a marca tem bom faturamento. Veja se a empresa franqueadora fornece estimativas de quanto é o faturamento de uma unidade franqueada. Pergunte sobre o lucro médio. 

No entanto, você não pode se basear apenas nisso. Um PDV ( ponto de venda) franqueado depende de fatores diferenciados, que variam conforme a região onde se situam, por exemplo. 

Nesse sentido, o que você terá são apenas valores médios, que sofrem muita variação, inclusive devido a instabilidades do mercado. 

Leia com o máximo de cuidado o COF, o pré-contrato, se houver, e o Contrato de Franquia;

  • Procure interagir com outros microfranqueados 

Estando com quem já conhece a empresa, você poderá saber como esta se comporta em relação aos franqueados; 

  • O suporte da franqueadora

Procure informar-se sobre o suporte e apoio dado aos microfranqueados. Verifique se fornecem treinamentos, orientações e se há atendimentos e consultorias. 

  • Não crie expectativas exageradas

Muito acontece de haver frustração ao entrar em um empreendimento como este. Portanto, trabalhe sempre com a realidade. Tenha consciência de que o retorno pode demorar e que a lucratividade não acontece de um dia para o outro. 

Tenha o bom senso de entender que você está em uma batalha. Apesar de estar cercado de apoio e suporte e com grandes chances de vencer, podem ocorrer dificuldades. 

Outro ponto que decepciona é quando se entra neste empreendimento acreditando que vai trabalhar menos, e achando que só vai mandar e ser obedecido. Hum.. Hum… Não é bem assim, você tem que estar na linha de frente. Arregace as mangas e trabalhe! 

Defina qual será o setor ou segmento

Esta é uma parte relevante. É uma escolha que pode te trazer resultados muito positivos ou muito aborrecimento. Há pessoas que acabam se embaraçando nisso, pois se esquecem que estão definindo um setor ou segmento no qual irão atuar , talvez , pelo resto da vida. 

Ao abrir uma microfranquia sua escolha deve ser muito sensata. Nunca faça opção por setores pouco atrativos para você. Escolha atividade que te dê prazer, ou pelo menos com a qual você tenha alguma afinidade. 

O ideal é você listar os segmentos de microfranquias mais significativos para você. Para te ajudar nessa etapa trazemos aqui uma relação das melhores microfranquias de 2022. São pequenas franquias de sucesso .Confere e anote as que te interessam

Microfranquias: escolha a sua

Cacau Show – A Cacau Show além das franquias de alto custo, conta também com microfranquias.

Possui 2.953 unidades: 

Investimento inicial: a partir de R$42 mil

Faturamento médio mensal: 

Prazo de retorno: de 12 a 24 meses


Kumon

Setor: Educacional

Possui 1550 unidades 

Investimento inicial: a partir de R$50 mil

Faturamento médio mensal: R$33.500

Prazo de retorno: de 18 a 24 meses


GUIA-SE

Setor: Marketing Digital

Possui 141 unidades no Brasil

Investimento inicial: a partir de R$25mil

Faturamento médio mensal: Não informado

Prazo de retorno: de 6 a 12 meses


Mr. Fit

Setor: Alimentação

136 unidades no Brasil

Investimento inicial: a partir de R$6 mil

Faturamento médio mensal: R$30 mil

Prazo de retorno: de 10 a 36 meses


Pit Stop Skol

Setor: Alimentação

1880 unidades:

Investimento inicial: a partir de R$100 mil

Faturamento médio mensal: R$50 mil

Prazo de retorno: de 10 a 15 meses


ACQUAZERO

Setor: Serviços automotivos

462 unidades:

Investimento inicial: a partir de R$25.600

Faturamento médio mensal: R$70 mil

Prazo de retorno: de 3 a 24 meses


Maria Brasileira

415 unidades

Investimento inicial: a partir de R$39.500

Faturamento médio mensal: R$50 mil

Prazo de retorno: de 12 a 15 meses


BR Mania

Setor: Alimentação em Postos de combustível

1184 unidades: 

Investimento inicial: a partir de R$30 mil

Faturamento médio mensal: não divulgado

Prazo de retorno: não divulgado


Piaseg Seguros

Setor: de serviços Seguros

Investimento inicial: a partir de R$18mil

Faturamento médio mensal: não divulgado

Prazo de retorno: 6 a 12 meses


Água de Cheiro

Setor: Saúde, beleza e bem-estar

135 unidades: 

Investimento inicial: a partir de R$70 mil

Faturamento médio mensal: R$50 mil

Prazo de retorno: de 24 a 36 meses

Para concluir

Saiba que estas são apenas algumas das microfranquias disponíveis no Brasil. No entanto, você pode pesquisar muitas outras , acessando o Portal do Franchising no site da ABF – Associação Brasileira de Franchising . Neste site oficial você pode escolher por setor ou tipo e por investimento inicial. 

Então, basta clicar em saiba mais, e conhecer tudo sobre a microfranquia, inclusive sobre como se candidatar. Depois disto, faça o cadastro para entrar no processo de seleção. Sendo aprovado inicie o processo de implantação de sua microfranquia.Microfranquias são um novo espaço de oportunidade e crescimento para o pequeno empreendedor. Se seu sonho é se aliar a uma marca estabelecida, não espere mais nada. Corra atrás da melhor microfranquia e boa sorte.

plugins premium WordPress